Ponto-no-Mapa: Clareira Cintilante
Encontramos a Clareira Cintilante perto do cume da Colina da Alegria. A Clareira cintila porque absorve parte do Encanto dos Sonhos de todos que por lá passam, sejam eles os Gnomos que na sua relva descansam dos trabalhos da Torre do Lobo, as Fadas que ali festejam nas Noites de Luar, ou os Feiticeiros que procuram a sabedoria na Poça.
Há quem diga, meio a brincar, meio a provocar, que a Clareira cintila por causa dos materiais que os Anões da Torre lá enterraram, mas a verdade é que a Clareira já cintilava muito antes dos primeiros Anões chegarem à Colina.
A Clareira Cintila sempre, ainda que de Dia seja mais difícil de perceber que de Noite, claro.
Os seus Locais-Para-Acampar são:
Árvore
As opiniões dividem-se quanto à Árvore: uns dizem que é uma Canforeira, outros que é uma Araucária e ainda há quem diga que é um Cedro. O mais provável no entanto, é ser um Ent ou Huorn que perdeu a magia e ali ficou imobilizado. Seja o que for, a sua majestosa ramagem domina o topo Norte da Clareira e é impossível ficar-lhe indiferente.
Poça
A Poça é muito mais que uma simples poça da chuva. Primeiro, porque chova ou não chova, ela está sempre lá. Depois, porque a sua água não é suja, de terra e de folhas, mas sempre límpida e fresca. Por último, dizem os Sábios, porque ao olhar nas suas águas se conseguem ver Sonhos de Futuro… E também dá para uns belos momentos de diversão, como qualquer criança sabe!
Toca
A sua entrada apertada mal deixa adivinhar o mundo de galerias subterrâneas de que é composta a Toca. São tantos os corredores, passagens, salinhas e salões, que quem lá habita não se importa de ceder algum espaço para albergar algum Sonhador passageiro ou para guardar cintilâncias e fogartifícios para as festas das Fadas.
Tronco
Do lado oposto à Árvore, caído no chão, está o Tronco. Enorme, velho, coberto de musgo. Já muitos tentaram mudá-lo de sítio, sem sucesso. E ainda bem! Pois alberga no seu interior, desde o início dos Contos, famílias de Escaramigas, Formiguelhos e outros que tais, para além do ocasional Texugo ou Porco-Espinho.