Ponto-no-Mapa: Cabana Protetora
A função da Cabana Protetora é oferecer abrigo a quem está mesmo (mesmo!) a precisar. A quem está perdido no Pântano do Esquecimento, em fuga de algo ou de alguém ou simplesmente a precisar de um tempo longe de tudo e de todos.
Por isso, aparece onde e quando é necessária, e desaparece quando já não é. Há quem diga que até consegue estar em dois locais diferentes ao mesmo tempo.
Não tem morada fixa nos Territórios Contados, mas é na Colina da Alegria que mais gosta de estar: junto a um Riacho, à beira de uma Clareira, no sopé de uma Encosta…
Os seus Locais-Para-Acampar são:
Forno
Construído no exterior da Cabana, este forno tem sempre pão quente, fofo e estaladiço, pronto a sair. Com sorte já vem com manteiga e tudo. Ou com azeite e orégãos. Ou mel. Embora esteja sempre a produzir pão, a sua porta de metal nunca queima quem lhe toque… se vier por Bem!
Mina
A Mina fica geralmente nas traseiras da Cabana e, não sendo muito profunda, dela consegue-se extrair sempre qualquer coisa de precioso: às vezes ouro, outras vezes diamantes e até já lá se encontrou um Sonho-Tornado-Realidade. É preciso é saber minerar!
Poço
Do lado oposto ao Forno, encontramos o Poço, cuja água está sempre à mão de beber, fresca, fofa e estaladiça. Bom, neste caso, talvez apenas fresca. O seu Balde, e a respectiva Corda, garantem que nenhuma criatura de coração puro fique presa no fundo. E que as criaturas das trevas de lá não consigam sair…
Telheiro
Mesmo quando alguém, por alguma razão, não consegue abrir a Cabana, o Telheiro está lá para oferecer alguma proteção, aumentando ou encolhendo de tamanho, de acordo com quem (ou o quê) lá pouse a sua trouxa: seja um Bando de 5 ou 6 Pixies viajantes ou um Clã de 20 ou 30 Caminhossauros.