Olá Explorador/Moço,
Assim que passares o portal vais para… O MAPA DO TESOURO
Hoje vais descobrir a coragem dos grandes navegadores que participaram na época dos descobrimentos. Ao abrires o Baú, o objeto que ele escolheu para ti foi um mapa, pois quando não se sabe o que vai acontecer é sempre bom ter um. Esse mapa vai levar-te até à Doca de Ombú para lá embarcares nesta próxima aventura. Assim que lá chegares, respira fundo, enche-te de coragem, desenrola o mapa, fecha os olhos e, acredita, a magia acontece.
Abre os olhos!
Estás agora de pé numa caravela, com gente a gritar “içar velas, vamos à bolina, orçar agora”. Um homem com cara de poucos amigos grita “o mapa maltrapilhos, o mapa que precisamos saber onde vamos”. Estendam-lhe o mapa e ele vai indicar-vos o rumo. Aqui os segundos são dias e os minutos, semanas, meses e anos. O mar vai estar revolto, o vento vai soprar forte e atirar-vos de um lado para o outro. Ou então vai estar calmo e a brisa tão leve que as vossas caravelas nem se mexem.
Vão caçar baleias, nadar com tubarões, fugir das medusas e ver peixes de todas as cores. Vão jantar debaixo das estrelas que enchem o firmamento, subir à vigia e esfregar com vigor todas as tábuas da embarcação. É tempo de se unirem e superar em conjunto as dificuldades que vão surgir. Quem fará melhor?
A um dado momento, um homem com cara de poucos amigos, ao avistar uma ilha, irá gritar “estamos perto. Homens e mulheres, desçam um bote e naveguem até aquela ilha. Quando lá chegarem cavem até encontrar um tesouro. E tragam um bocado da fechadura do Baú.
A não esquecer
Tens de estar na baía dos autocarros às 7h00m.
Leva o fato de banho, uma muda de roupa, os sapatos de água e o almoço volante.
Não te esqueças do protetor solar e do cantil
O teu dia em resumo

Para saber mais sobre horário, vê na app o horário completo.
Começa a tua manhã com esta oração
Do Evangelho segundo São Mateus:
Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde a traça e a corrosão os fazem desaparecer e onde os ladrões os pilham e roubam. Mas acumulai para vós tesouros no céu, onde não há traça nem corrosão para os fazer desaparecer e onde os ladrões não os pilham nem roubam. Pois onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração». (Mt 6,19-21)
– Jesus diz-nos que os tesouros verdadeiramente importantes não são daqueles que se estragam ou podem ser roubados…pelo contrário, são aqueles que guardamos no coração! Acumular tesouros no céu significa pôr o coração em boas ações, bons pensamentos, amizades, graças…
– Sabes como, por vezes, os jogadores de futebol se benzem quando entram em campo? Desafio-te hoje a fazer algo parecido, quando chegares perto do rio: mete a mão dentro de água e traça sobre ti o sinal da cruz. Não como gesto de superstição, mas para te lembrares do teu batismo e do tesouro que te foi dado quando o recebeste!
Pai Nosso…
Ave Maria…
Boa caça ou Boa pesca!