Caminho a seguir

Paulo Pinto - Chefe Nacional Adjunto

Construir é com os jovens!

Estamos a caminhar a passos largos para o início das celebrações do centenário da nossa associação, e nada melhor que dar início a este grande momento de festa, reflexão e preparação do segundo centenário, com o ACANAC 2022!

Quando falamos do acampamento nacional ACANAC, vem-nos logo à memória as experiências já vividas e toda aquela adrenalina de um enorme acampamento. São milhares de crianças e jovens a montar o seu campo, a jogar, a confecionar as suas refeições, a conviver uns com outros, escuteiros de todo o país e muitas vezes do estrangeiro. É uma verdadeira celebração do CNE onde todos partilhamos a mesma Promessa, os mesmos valores e ainda esta alegria de nos enriquecermos para servir na construção de um mundo melhor. 

Para que toda esta magia aconteça, a construção desta enorme atividade já começou há algum tempo. Já são centenas de adultos voluntários envolvidos no projeto. É exatamente do envolvimento na construção que gostava de vos falar. O envolvimento dos jovens na construção deste ACANAC 2022 é certamente a chave para sermos esses construtores do amanhã. Tenho a certeza que este projeto ficará muito mais rico com as ideias, preocupações e sonhos das nossas crianças e jovens, pois, só assim faz sentido… O CNE somos todos, e precisa de todos.

Depois de estar no Encontro Nacional de Guias na Batalha em 2018, e ouvir um lobito a falar sobre o ACANAC 2017 meses depois da sua participação, deixando um conjunto de propostas de enriquecimento para o próximo, e ainda, depois de estar no lançamento da equipa dos caminheiros que sonharam e desenvolveram o ROVER100, fiquei com três certezas:

  • Esse envolvimento ajuda na construção do projeto, faz-nos a nós, adultos voluntários, ganhar foco. Somos desafiados a arriscar, perdemos rapidamente o medo de envolver porque dá mais trabalho e pode demorar mais tempo;
  • Na vivência temos melhores resultados, fruto desse envolvimento as dinâmicas do projeto são melhores e mais atrativas;
  • No Futuro, temos mais um conjunto de jovens, melhor preparados para ter um papel interventivo na construção do amanhã. Isto porque, tiveram o privilégio de estarem envolvidos na construção do projeto usufruído de inúmeras oportunidades educativas.
 

Com a certeza que o ACANAC 2022 será de enorme sucesso, não só, mas também, porque está a envolver os jovens em toda a sua construção. 

Chegou a nossa hora de escutar. O filósofo portuense Agostinho de Silva concluiu brilhantemente:  “Baden-Powell calou-se para escutar os Rapazes… Ele que não tinha recuado diante do inimigo no cerco (Mafeking), recuou diante desses Rapazes. Pôs-se inteiramente em segundo plano… calou-se para escutar os Rapazes”(Silva, 2002).