Curandeiros de OMBÚ
Como todas as aldeias, Ombú também tem quem conheça os mistérios e os poderes curativos das plantas, raízes e sementes. Nessa área, ninguém sabe mais que Dona Catarina. Herdou dos seus antepassados os conhecimentos seculares que hoje transmite com paixão aos que lhe são mais próximos para que aqueles saberes não se percam, antes perpetuem. Na aldeia ninguém estranhava ver Dona Catarina e os seus, a apanhar nos campos hortelã, erva cidreira, urze, trigo, e tantas outras ervas que usavam depois em cataplasmas curativos capazes de dar vida até ao mais empedernido habitante. Chamam-lhes “Os Curandeiros de Ombú” e a sua casa fica ali entre a Junta de Freguesia e a Capela.
Os Curandeiros de Ombú têm como missão e objectivos:
- Melhorar a condição física, mental e emocional de todos os participantes do ACANAC’22;
- Prevenir situações de acidentes/incidentes;
- O tratamento de situações agudas que surjam no decorrer do ACANAC;
- O acompanhamento dos participantes com condições de doenças crónicas;
- Potenciar o envolvimento e promover a capacitação do cargo de socorrista nas sub-unidades.
Em campo vão proporcionar:
- Um Hospital de Campo;
- Uma enfermaria por Sub-Campo (Total de 6);
- Uma Área COVID-19 (se pertinente);
- Duas equipas de primeira intervenção preparadas para o socorro dentro dos subcampos;
- Uma articulação entre o ACANAC e Instituições de Saúde Locais, nomeadamente a Unidade de Saúde de Idanha-a-Nova e o Hospital de Castelo Branco;
- Um Programa de apoio à saúde Mental: Escuta Aqui.
Sabemos que o ACANAC é fonte de ansiedade e cansaço a todos os participantes, quer pela duração da atividade quer pelas condições climatéricas que se vivenciam nessa semana. O ESCUTA AQUI surge como a resposta ao alívio de alguma dessa ansiedade.
Neste programa vais encontrar adultos escuteiros prontos para te ouvir e aconselhar. Com eles, vais encontrar estratégias para lidar com os teus problemas e emoções, de modo a que o ACANAC seja memorável de forma positiva para todos!