Riacho Misterioso

Ponto-no-Mapa: Riacho Misterioso

O Riacho Misterioso corre de Sul para Norte (ou será de Este para Oeste?), nos Territórios Contados, atravessando a Colina da Alegria. Pensa-se que um dos seus braços vá desaguar na Planície Aquosa, mas não se sabe com certeza, à conta de ser tão Misterioso.

Gosta de jogar às escondidas e diverte-se a provocar quem o procura, fazendo chocar pedras contra as margens ou gerando Rápidos Barulhentos, que desaparecem tão rapidamente como apareceram.

Está sempre pronto a surpreender os Viajantes mais desprevenidos com uma Cheia Rápida e, no Verão Quente, por exemplo, fica camuflado de tal forma que ninguém o vê.

Os seus Locais-Para-Acampar são:

Cascata
Como é que um simples Riacho, que nem a Rio chega, consegue ter uma Cascata com tantos metros de altura? Este é um dos maiores Mistérios do Riacho! O que não é segredo, é que é das bolhas que se geram no fundo da ensurdecedora queda d’água que nascem as Fadas que povoam os Territórios.

Ilhéu
Tal como o próprio Riacho no meio do qual se encontra, também o Ilhéu é bastante Misterioso. Às vezes disfarça-se com um denso canavial, noutras apresenta apenas uma Singela Bétula, ou uma cama de Bem-Me-Queres. Tudo isto, dizem, para esconder um Tesouro que uns Piratas lá terão deixado…

Nascente
Ninguém sabe ao certo onde fica a Nascente do Riacho Misterioso. O que faz sentido, se pensarmos que é aí que nasce todo o seu Mistério. Diz-se que vai mudando a sua localização daqui para ali e daí para acolá, sempre que percebe alguém sonhou encontrá-la. Pois não é só o Riacho que dela brota e esse Segredo tem de ser preservado.

Ponte
A Ponte permite-nos atravessar o Riacho sem nos molharmos. Quando este se dá ao trabalho de passar por baixo dela, claro, o que na maioria das vezes não acontece. Terá sido, aliás, por essa razão, que o Troll-que-vivia-debaixo-da-Ponte decidiu abandonar o seu posto e emigrar para Ideia Nova. A Ponte, no entanto, não foi a lado nenhum.